A importância da educação socioemocional para a saúde mental dos professores
Cuidar da saúde mental dos professores é essencial para a construção de um ambiente escolar saudável e propício ao aprendizado
Gestores
Publicado em 15/12/2025
Atualizado em 26/01/2026
Tempo de leitura de 14 minutos
A escola é muito mais do que um local de aprendizagem acadêmica. É também o lugar onde crianças e jovens têm interações sociais diárias e constroem relações. Mais do que isso, aprendem a trabalhar em equipe, lidar com emoções e enfrentar desafios do cotidiano.
Nesse contexto, a atuação dos professores é fundamental, pois a sala de aula é o local ideal para criar experiências significativas.
A partir de vivências, os estudantes fortalecem habilidades sociais e competências como empatia, resiliência, cooperação e tomada de decisões conscientes.
Nos próximos tópicos, vamos mostrar como a escola pode contribuir para o desenvolvimento das competências socioemocionais nos alunos. E mais: você vai descobrir por que o programa Conviver e Integrar pode ser a solução ideal para a sua escola.
O Conviver e Integrar faz essa conexão de forma prática, relacionando cada competência socioemocional a diferentes áreas da BNCC, como:
Veja outros artigos que inspiram o cuidado e o desenvolvimento socioemocional.
Cuidar da saúde mental dos professores é essencial para a construção de um ambiente escolar saudável e propício ao aprendizado
Você sabe o que é educação socioemocional? Nos últimos anos, tem se tornando cada vez mais evidente que a educação vai além do ensino tradicional.